POLÍTICAS E
PRIVACIDADE
CORPORATIVA

Para nos contatar com relação à privacidade e fazer alguma requisição relacionada aos dados pessoais, acesse o nosso Portal de Requisições dos Titulares de Dados.
Para você atualizar suas preferências de consentimento de uso dos dados, você pode acessar ao nosso Portal de Centro de Preferências.

A TrTec tem o objetivo de ser transparente perante seus clientes, parceiros e sociedade. Visando isso deixamos dispostas nossas políticas.

Política de Privacidade TrTec

Disposições Gerais

A TrTec como consultoria em Segurança da Informação e Infraestrutura de TI tem como objetivo ser exemplo na conformidade com regulações globais de proteção de dados e agir com solidez e exatidão na proteção dos dados dos seus clientes.

A presente Política de Privacidade é fundamentada na Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709/2018 e com apoio em regulações globais como a General Data Protection Regulation (GDPR).

Entende-se que a TrTec é uma empresa que atua única e exclusivamente com outras empresas, sendo assim um nicho business-to-business.

Por essas características, alguns dados pessoais como RG, CPF, Idade, Endereço (pessoal) e outros dados que são inerentes a uma pessoa física não são requeridos e nem colecionados no que condiz ao público aberto e clientes.

Dados pessoais do indivíduo são única e exclusivamente requisitados para os colaboradores da TrTec.

A Política de Privacidade da TrTec visa demonstrar o comprometimento da organização em:

  • Respeitar e proteger os direitos dos colaboradores, clientes e parceiros;
  • Aplicar efetivamente processos e regras que possam mitigar riscos assegurando proteção de dados pessoais  dentro dos limites tecnológicos vigentes;
  • Ser transparente sobre a forma que a TrTec trata o dado;
  • Aplicar medidas de mitigação de riscos de conformidade com regulações de proteção de dados e na segurança dos dados dos indivíduos.

 

 

Escopo e Aplicabilidade

A Política de Privacidade expõe como a TrTec coleta e usa os dados pessoais, descrevendo os direitos que o Indivíduo tem com relação aos seus dados pessoais.

A política se aplica em todos os serviços entregues pela TrTec, tendo como ponto excludente soluções providas como Software como Serviço (SaaS), onde a TrTec não possui nenhum acesso, administração ou responsabilidade direta pela manutenção. Em linhas gerais, a Política de Privacidade da TrTec é aplicada diretamente em:

  • Serviços de suporte de soluções;
  • Serviços de gerenciamento e comodato;
  • Serviços de implantações e consultorias;
  • Serviços de treinamento;
  • Dados dos colaboradores;
  • Sistemas de marketing.

 

Sobre a Política de Cookies

Todo visitante no website da TrTec pode selecionar os cookies que deseja permitir a coleta de dados desde que não seja categorizado “Essencial” para o funcionamento do site e da aplicação da conformidade com regulações de proteção de dados. São categorias de cookies utilizados pela TrTec:

  • Essencial: utilizado para garantir a funcionalidade e aplicação da conformidade com a LGPD;
  • Análise e personalização: cookies utilizados para aperfeiçoar a experiência de uso do nosso website;
  • Publicidade: esses cookies ajudam a veicular conteúdo publicitário relevante;
  • Desempenho e funcionalidade: cookies facilitam a medição e a análise para melhorar a experiência de navegação;
  • Redes sociais: são cookies que permitem interações sociais, como postar comentários em nosso site.

 

 

Sobre os Dados Pessoais

Comunidade e Indivíduos

Sobre os indivíduos que acessam o website da TrTec as informações coletadas são única e exclusivamente oriundas de cookies que o indivíduo fornece, sendo:

  • Endereço IP;
  • Geolocalização;
  • Dispositivo.

 

Clientes (Empresas)

Os dados que a TrTec tem acesso de seus clientes são:

  • Razão Social da empresa;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual (se aplicável);
  • Endereço da empresa;
  • Contrato Social (se aplicável);
  • Telefone da empresa ou Telefone corporativo;
  • Nome Completo do(s) contato(s) da empresa;
  • E-mail corporativo do(s) contato(s) da empresa;
  • Número de celular (caso disponibilizado);
  • Dados Bancários da empresa (se aplicável).

 

Parceiros e Fornecedores

Os dados que a TrTec tem acesso de seus Parceiros e Fornecedores são:

  • Razão Social da empresa;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual (se aplicável);
  • Endereço da empresa;
  • Contrato Social (se aplicável);
  • Telefone da empresa ou Telefone corporativo;
  • Nome Completo do(s) contato(s) da empresa;
  • E-mail corporativo do(s) contato(s) da empresa;
  • Número de celular (caso disponibilizado);
  • Dados Bancários da empresa (se aplicável).

 


Finalidades dos Dados Pessoais

Comunidade e Indivíduos

Os dados coletados por cookies sobre a Comunica e Indivíduos possuem as seguintes finalidades:
 
  • Assegurar a conformidade para Consentimento de utilização de cookies;
  • Para personalizar e enriquecer a experiência do Indivíduo durante a navegação;
  • Analisar os dados dos visitantes;
  • Compreender como os visitantes utilizam as características e funções das páginas;
  • Monitorar e fazer cumprir os termos de uso aplicáveis;
  • Conduzir revisões de qualidade e de gestão de risco de segurança da informação.

 

Clientes (Empresas)

Finalidades:

  • Manter contatos comerciais;
  • Disponibilizar materiais sobre novidades e condições de mercado;
  • Marketing via e-mail, tendo como política padrão o envio máximo de 2 newsletters ao mês;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Estabelecimento de acordos, documentos e contratos;
  • Execução de processos financeiros.

 

Como a TrTec consegue contatos comerciais de clientes?

Ao contrário de práticas comuns de mercado, a TrTec não compra listas, mas consegue contatos comerciais por meio de:

  • Indicações;
  • Landing Pages;
  • Listas dos nossos eventos;
  • Histórico dos nossos sistemas;
  • LinkedIn;
  • Suposições de e-mails – sendo esse com envio dedicado de um dos nossos representantes diretamente ao contato.

 

Parceiros e Fornecedores

Finalidades:

  • Manter contatos comerciais;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Estabelecimento de acordos, documentos e contratos;
  • Execução de processos financeiros.

 

 

Compartilhamento e Processamento de Dados

A TrTec não armazena, manipula, processa ou compartilha NENHUM dado pessoal dos seus clientes tendo em vista o seu nicho de mercado, Segurança da Informação.

Dados somente são compartilhados pela TrTec por motivos:

  • Aplicação da Lei;
  • Promover ou Defender uma ação judicial;
  • Para responder a uma solicitação legal válida relacionada a investigações criminais, suspeitas de atividade ilegal ou qualquer outra atividade que possa expor a TrTec e parceiros a responsabilização legal.

 

 

Sobre Segurança da Informação e Conformidade

A TrTec possui Política de Segurança da Informação estabelecida, publicada, distribuída e implementada da forma correta, compreendendo também o manuseio de dados, assim como as medidas cabíveis de mitigação de riscos de conformidade com regulações de proteção de dados e riscos de são caracterizados em Confidencialidade e Integridade dos dados.

 

 

Direito dos Titulares dos Dados

Apesar da TrTec não lidar com Dados Pessoais de um indivíduo, tendo como foco ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE EMPRESAS.

Fica pautado que qualquer indivíduo pode fazer suas requisições com base na LGPD em:

Portal de Requisições dos Titulares de Dados ❯

 

 

São garantidos os seguintes direitos pela Política de Privacidade da TrTec:

  • Acesso: este direito permite que o Indivíduo possa requisitar e receber uma cópia dos seus dados pessoais que possuímos sobre o mesmo, bem como requerer a confirmação do tratamento que a TrTec está realizando os dados pessoais e/ou qualquer outra informação que seja importante para o Indivíduo.

  • Retificar: este direito permite que o Indivíduo possa solicitar a correção e/ou retificação dos seus dados pessoais, caso identifique qualquer erro neles.

  • Eliminação: ou Exclusão, este direito permite que o Indivíduo possa solicitar a TrTec a exclusão dos seus dados pessoais dos sistemas da TrTec.

  • Oposição: este direito permite contestar onde e em que contexto a TrTec está tratando seus dados pessoais para diferentes finalidades.

  • Portabilidade: por esse direito a TrTec fornece ao Indivíduo, ou a terceiros que o Indivíduo escolheu, seus dados pessoais em formato estruturado e a confirmação da transferência para a empresa requerida.

  • Confirmação: por meio desse direito é possível confirmar se existem dados pessoais do Indivíduo nas bases de dados na TrTec.

  • Restringir Processamento: ou Retirar Consentimento, o Indivíduo tem o direito de retirar o seu consentimento, no entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer processamento realizado anteriormente.

 

 

Política de Retenção

A presente política pode manter os dados pessoais apenas enquanto forem necessários para as FINALIDADES descritas.

Os períodos de retenção variam em diferentes jurisdições e são definidos de acordo com os requisitos regulamentares e profissionais de retenção locais.

A fim de atender aos requisitos profissionais e legais (como relacionados a lei trabalhista), estabelecer, exercer ou defender os direitos legais, e para fins de arquivamento e históricos, a TrTec precisa reter informações por períodos significativos.

 

Foro

A Política de Privacidade da TrTec está em conformidade com a legislação da República Federativa do Brasil. O foro aplicado é o da cidade de São Paulo, SP.

Política de Segurança da Informação

Objetivo

O objetivo da Política de Segurança da Informação da TrTec é garantir que sejam aplicados meios – processuais, físicos, materiais, técnicos e conduta – para mitigar riscos negativos à informação, sendo essa física, verbal, digital ou qualquer outro meio que se materialize.

As políticas aqui expostas servem como indicadores globais para a gestão de riscos das informações e seguir como fundamentos para procedimentos, guias e diretrizes internas.

 

Abrangência

A política se aplica em sua totalidade na TrTec Informática Ltda., em todos os colaboradores e estrutura interna.

 

Gestão e Auditoria

A aplicabilidade da Política de Segurança da Informação da TrTec é gerenciada e controlada como parte componente da Gestão de Riscos Corporativo, estando a cargo do corpo diretivo da empresa.

É estabelecido que Segurança da Informação dentro da estrutura da TrTec é parte componente da Gestão de Riscos Corporativo, visando promover melhor alinhamento entre diversas áreas e integrando partes para mitigação de riscos colaterais em relação a conformidades e fraudes corporativas.

 

Políticas de Segurança da Informação

 

Comunicação e Apresentação da Política

A Política de Segurança da Informação da TrTec deve ser disposta em canais com fácil acesso por todos os colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores, devendo informar de forma clara, objetiva e não ambígua, dispondo de forma transparente como a TrTec gerencia os riscos relacionados a informação.

 

Princípios das Políticas

A estrutura de desenvolvimento das políticas aqui dispostas deve garantir os três pilares básicos da Segurança da Informação conforme exposto em ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013:

  • Confidencialidade: garantindo que somente as pessoas corretas e autorizadas devem acessar determinados tipos de dados, informações e ativos, tendo a aplicabilidade do conceito de Least Privilege (PoLP);

  • Integridade: os dados e informações devem ser manipuladas e acessadas com garantia de completude, acurácia e exatidão;

  • Disponibilidade: devem estar o máximo disponíveis e/ou com base nos acordos de níveis de serviço, os dados e informações.

Também se constitui o princípio do Não Repúdio, garantindo que o indivíduo e/ou agente com autoridade correta de acesso, não tenha negação de acesso.

 

Políticas Centrais de Segurança da Informação

São consideradas as Políticas centrais de Segurança da Informação da TrTec:

  • Toda e qualquer informação, sejam elas internas, de clientes, fornecedores e parceiros devem ser tratadas com seriedade, ética, sigilo, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados e outras cabíveis, evitando o mal uso e exposição indevida.

  • As informações devem ser acessadas, processas e utilizadas somente para as finalidades para as quais foram coletadas.

  • Qualquer meio de interação com informações, durante o ciclo de vida de projetos e processos, deve ser garantidas as segregações de funções conforme diretriz de Role Based Access Control (RBAC).

  • Todo e qualquer acesso aos recursos da TrTec só devem ocorrer por meio de autorização explícita.

  • A identificação de colaboradores e terceiros deve ser única, pessoal e intransferível, sendo responsabilizado aquele que não zelar pela sua identificação.

  • Todo e qualquer tipo de acesso segue o conceito de Least Privilege, dando direito aos usuários de acessarem somente os recursos estritamente necessários para a execução plena de suas atividades.

  • Todas as senhas devem ser únicas, mantidas em total sigilo, com compartilhamento proibido e seguindo critérios da diretriz de Gerenciamento de Senhas.

  • Todos os colaboradores devem ser cientes e treinados com base em suas responsabilidades para garantir a aplicação da Política de Segurança da Informação e o auxílio na mitigação de riscos.

 

Tratamento e Ciclo de Vida da Informação

Toda informação possui um ciclo de vida que compreende:

  • Criação
  • Manuseio/Processamento/Manipulação
  • Armazenamento
  • Transporte
  • Descarte

Durante todo o ciclo de vida da informação, deverão ser aplicados os controles de riscos pertinentes.

 

Gestão da Segurança da Informação

Para garantir ao máximo a aplicação da Política de Segurança da Informação e mitigar os riscos inerentes, devem ser aplicados os seguintes processos para a correta gestão:

  • Gestão de Conformidade e Conhecimento
    Devem fazer parte do desenvolvimento e aplicação diária da Gestão da Segurança da Informação a conformidade (adequada) e o conhecimento de metodologias e normas, como: ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, ISO/IEC 27005, ISO/IEC 27701, Cobit 2019 e NIST série 800.

  • Gestão de Ativos de Informação
    Todos os ativos de informações devem ser mapeados, rastreáveis, identificados de forma individual, inventariados e protegidos, tendo aplicações de mitigação de riscos, controle de acessos, documentações e planos de manutenção atualizados conforme as melhores práticas dos seus provedores/criadores.

 

Classificação da Informação

Toda informação que passa algum ou mais estágios de seu ciclo de vida pela TrTec deverá ser classificada com base nos critérios de confidencialidade a seguir:

  • Confidencial;
  • Interna;
  • Pública.
  • Para tal aplicação, devem ser facultadas as considerações necessárias com base nos agentes componentes e negócios.

Também faz parte como classificação adicional, devido as regulações de proteção de dados como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a General Data Protection Regulation (GDPR), a marcação de documentos, ativos e sistemas que possuem dados pessoais que caracterizam o indivíduo.

 

Gestão e Controle de Acessos

Todas as concessões, revisões ou eliminações de acessos devem seguir as diretrizes internas de processos, sendo qualquer acesso rastreável, com registros íntegros e armazenado localmente para auditoria por até 5 anos, podendo identificar individualmente o colaborador ou o responsável pelo acesso para que seja responsabilizado.

Devem existir processos para análise de vulnerabilidades, identificação de ameaças, riscos de forma geral sobre os ativos da empresa e nos meios por onde ocorrem o ciclo de vida da informação.

Durante a Gestão de Riscos devem ser adotadas as melhores práticas possíveis considerando recomendações das normas ISO/IEC 27005, ABNT NBR ISO 31000:2018 e manual de recomendações sugeridos pelo COSO.


Gestão de Portfólio, Programas e Projetos de Segurança

A aplicação da Segurança da Informação na TrTec deve ser operacionalizada como a entrega de um Portfólio de Projetos com definições claras, entregáveis e benefícios definidos.

O desenvolvimento e operacionalização deve ser executado conforme as melhores práticas expostas pelo Project Management Institute (PMI) e metodologias ágeis aplicáveis, tendo como mandatório o processo de Gestão de Riscos.

 

Gestão de Incidentes e Problemas

Todos os incidentes e problemas relacionados a segurança da informação devem seguir os seguintes pilares:
As tratativas devem ser executadas em analogia ao ITIL versão 4 e/ou ISO/IEC 20 000;
O reporte máximo deve ser dado a diretoria da empresa, esse responsável pela gestão de riscos corporativo;
Os incidentes devem ser mapeados, rastreados, estudados e quantificados com indicadores pertinentes para aperfeiçoamento contínuo da área.

 

Gestão de Treinamentos e Conscientização

A TrTec deve promover e disseminar sua Política de Segurança da Informação por meio de programas de conscientização e capacitação por meio de treinamentos, visando mitigar riscos inerentes ao comportamento humano e para estabelecer a cultura de Segurança da Informação.

 

Gestão de Auditorias

Toda a efetividade da Gestão de Segurança da Informação deve ser testada e auditada para fins de aperfeiçoamento e controle.

 

Continuidade dos Negócios e Recuperação de Desastres

A TrTec deve garantir e manter processos e documentos baseados na ISO 22301:2019 para garantir a continuidade dos negócios e recuperação de desastres, visando conter perdas, entrega de serviços e gestão de riscos

 

Gestão e Garantia de Propriedade Intelectual

Pesquisas, tecnologias, metodologias e processos, e/ou quaisquer outros ativos intangíveis de informação que pertençam a TrTec, não devem ser utilizados para fins particulares, compartilhadas ou repassadas para outrem sem que exista uma autorização explícita do corpo diretivo, mesmo que tenha sido desenvolvida pelo colaborador.

 

Declaração e Responsabilidade

Todos os colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores devem aderir a um termo de Acordo de Confidencialidade (Non Disclosure Agreement), comprometendo-se a agir de acordo com as políticas de Segurança da Informação.

Os contratos da TrTec devem ter cláusulas frisando relações mínimas acordadas entre as partes para garantir a Segurança da Informação.

 

 

Documentos Relacionados a Política de Segurança da Informação

São documentos diretamente relacionados a Política de Segurança da Informação os seguintes:

  • Política de Gestão de Riscos Corporativo e Governança;
  • Política de Privacidade;
  • Política de Conduta, Ética e Conformidade.

Política de Conduta, Ética e Conformidade

Objetivo

O objetivo desta Política de Conduta, Ética e Conformidade é ser um guia referência a ser utilizado por todos os colaboradores em suas interações, tomadas de decisões e momentos diários, buscando tornar o meio o mais transparente, correto, ético e em conformidade com a DSC 10.000 e a Lei Anticorrupção nº 12.846/2013.

Como medidas gerais, a TrTec atua com as seguintes premissas:

  • Diligência e valorização do trabalho;
  • Busca por melhoria contínua, sendo cultural e profissional;
  • Atuar da forma mais correta para si e a sociedade;
  • Busca por pioneirismo em suas soluções;
  • Respeitar de forma igualitária a todos.

 

 

Abrangência

A Política de Conduta, Ética e Conformidade da TrTec se aplica a todos os colaboradores que compõe a empresa, de forma irrestrita. Sua aplicação também se estende aos prestadores de serviço que atuarem em nome da TrTec, tendo assim a política adotada por escrito.

 

 

Valores Corporativos

Os valores que regem a organização são:

  • Os clientes e os clientes dos clientes devem ser postos como razão;

  • Deve-se respeitar a estrutura, cultura e princípios dos clientes;

  • Respeito e honestidade com a concorrência e parceiros de negócio;

  • Buscar sempre o aperfeiçoamento do conhecimento e como ser humano;

  • Respeito à dignidade e diversidade do ser humano;

  • Responsabilidade socioambiental;

  • Busca pela melhoria contínua do ambiente interno e dos produtos e serviços entregues aos clientes.

 

 

Princípios Éticos

Os princípios éticos utilizados pela TrTec são descritos a seguir:

 

Integridade

  • O princípio ético da Integridade faz jus ao comportamento transparente, imparcial, calcado em fatos efetivos, sem vícios e vieses, que ao aplicado em uma tomada de decisão busca-se a melhor solução sem espreitar por nenhum benefício próprio ou favorecimentos.

  • O princípio da Integridade é antagônico à corrupção, considerando assim como atitude inaceitável tentativas e/ou práticas de suborno, fraudes e corrupção. Também se inclui ações passivas como ocultação e dissimulação dos fatos, ou ainda a tentativa de dificultar a investigação ou fiscalização de fatos.

  • Sendo assim, é proibido aceitar, obter, financiar, custear, conceder, pagar, prometer, patrocinar ou autorizar, direta ou indiretamente, qualquer benefício, pecuniário ou não, seja de que forma for, em favor próprio ou de quem quer que seja, que possam representar relacionamento impróprio.

  • Caracteriza-se também como ação oposta à Integridade, a execução e entrega de produtos e/ou serviços que não estejam de modo claro para o cliente e os meios fiscais, assim como o não comprometimento da entrega do que foi acordado entre as partes.
  •  

 

Controle de Conflito de Interesses

  • É vedado que qualquer colaborador e/ou parte componente em nome da TrTec, não deve favorecer nem beneficiar em situações de conflitos diretos ou indiretos, aos seus parentes, amigos, terceiros ou a si mesmo.

  • O interesse é caracterizado por toda e qualquer vantagem, material ou não, em favor próprio ou de terceiros com os quais têm ou tiveram relações pessoais, comerciais ou políticas.

 

Compromisso com os Dados e Informações

  • Sendo dados e informações o principal ativo das empresas, é de suma responsabilidade atuar com extrema diligência e responsabilidade, respeitando tanto a forma como são coletados, processados, utilizados, compartilhados e descartados.

 

O compromisso com os Dados e Informações devem respeitar dois pilares principais:

  • Informações Privilegiadas: sendo todos os dados e informações que estão classificados pela Política de Segurança da Informação como “Interna” ou “Confidencial”. Dados e Informação que possuírem essas classificações, deverão seguir de forma irrestrita o que consta na Política de Segurança da Informação.

  • Proteção de Ativos de Dados e Dados Pessoais: na utilização de ativos de informação, tais como as bases de dados, arquivos, documentações, manuais, materiais de treinamento, processos, procedimentos operacionais e de suporte etc., sejam eles tangíveis ou intangíveis, intelectuais ou eletrônicos, deve ser respeitado a propriedade intelectual própria ou de terceiros que estejam no poder da TrTec, sempre referenciando-se a ética e para as legislações aplicáveis.
    Deve também cumprir ativamente a Lei Geral de Proteção de Dados, respeitando os consentimentos recebidos com suas finalidades e propósitos, também dando foco em como os dados e informações estão sendo processados, transmitidos e armazenados.

 

 

Código de Conduta

São considerados como esperados de aplicabilidade os seguintes códigos de conduta:

Para atuação no cargo ou função:

  • Consciência da sua responsabilidade, dos bônus e ônus, impactos das ações perante a empresa e o meio;

  • Mérito como medida de avaliação dos colaboradores;

  • Respeito e responsabilidade com relação à privacidade e criticidades dos dados.

 

Sobre a cultura corporativa:
Deve propiciar oportunidades de crescimento profissional;

  • Proporcionar ambiente seguro, com liberdade de expressão com respeito à integridade das pessoas de forma indiscriminada e totalmente equalitária;

  • Coibir qualquer tentativa de assédio em todas as vertentes possíveis;

  • Não ser admitido nenhum tipo de discriminação;

  • Deve estimular a comunicação e o diálogo aberto.

 

Sobre relacionamentos com clientes:

  • Todas as relações comerciais devem ser transparentes em claras para ambas as partes;

  • As informações trocadas entre as partes devem ser confidenciais e tratadas com o máximo de sigilo, respeito e zelo;

  • Deve haver receptividade e tratamento adequado às sugestões e críticas recebidas;

  • Deve ser buscar o melhor acordo, com respeito e preservando a sustentabilidade das relações;

  • Qualquer atuação deve ser preservar os clientes dos clientes como se fossem os próprios, mesmo está sendo uma relação entre empresas.

 

Sobre fornecedores e parceiros:

  • Devem ser contratados somente fornecedores e parceiros que possuam as mesmas características éticas e de conduta;

  • Deve ser aplicado o total respeito e presteza com os fornecedores e parceiros;

  • Se deve priorizar relações que buscam longevidade;

  • As relações comerciais devem ser transparentes e benéficas para todas as partes;

  • Os dados devem ser tratados com respeito e sigilo.

 

Sobre órgão governamentais e reguladores:

  • É proibido prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, benefício a agente público ou a terceira pessoa a ele relacionada, bem como receber, seja em nome da TrTec ou de quem quer que seja;

  • Deve-se zelar pelo cumprimento das políticas, normas e controles de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento ao terrorismo, à corrupção e a atos ilícitos de qualquer natureza, em estrito cumprimento das leis aplicáveis ao assunto e consoante as melhores práticas nacionais e/ou internacionais, nos locais onde forem aplicáveis.

 

Gestão da Ética

  • A aplicabilidade e gestão da ética da empresa deve ser exemplificada pelo seu corpo diretivo, sendo este o último responsável por essas questões. Deve-se existir comunicação aberta para reporte dos colaboradores, clientes e parceiros com a direção, com o objetivo de notificar violações de conduta e outros tipos de atitudes que não condizem com a política.
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